O que é VPD e como pode incluenciar a sua planta?

Mas afinal, o que é VPD?

VPD é a sigla em inglês para Deficit de Pressão de Vapor. Que é a força resultante entre a pressão que existe na folha através das trocas de gases e a absorção de umidade e nutrientes pelas raizes. Toda planta tem dois sistemas de trocas de gases. No período noturno, as trocas predominantes são a ingestão de Oxigênio e Exalação de CO2. No período diurno a planta ingere CO2 e, através da fotossíntese, ela libera Oxigênio novamente para o ar. Esta troca de gases é feita através dos Estômatos das folhas - que são como se fossem poros no seu humano.

 

E por que o VPD Deficit de Pressão de Vapor é importante?

 

Esta troca de gases e a transpiração da sua planta nas folhas gera uma pressão - a depender da umidade e temperatura do meio em que ela se encontra. É exatamente esta pressão que funciona como se fosse uma seringa puxando os líquidos e nutrientes desde as raízes e distribuindo para as folhas, flores e frutos. No entanto, se a planta se encontrar em um ambiente muito quente e seco, ela irá ter a tendência de fechar os seus estômatos para "guardar" umidade em caso de grande estiagem. Da mesma forma, se ela se encontrar em um ambiente muito úmido, o ar externo já estará saturado de umidade e não conseguirá receber os gases gerados pela planta. Em ambos os casos, o fechamento dos estômatos tem grande impacto na absorção de nutrientes e na saúde geral da sua planta.

E como medir o VPD Deficit de Pressão de Vapor?

A medição é relativamente simples. Deve-se medir a umidade do ambiente e a temperatura da folha - se por ventura você não tiver um termômetro de superfície, você pode assumir que a temperatura da superície da folha é 1c mais baixo que a temperatura do ambiente. Desta forma, você consegue chegar ao valor em KPa (leia-se Kilo-Paschoal) do VPD da sua planta. Este valor, quanto mais alto, quer dizer que a planta está encontrando uma diferença muito grande de pressão do ambiente com as raizes - provavelmente um ambiente muito quente e seco. Quanto mais baixo, provavelmente um ambiente já sem déficit de pressão aonde o ar já se encontra saturado - frio e úmido.

Anote as medidas do seu Termohigrômetro e busque na tabela abaixo o valor do seu VPD.

Exemplo de cálculo de VPD:

Vamos supor que meu Termohigrômetro mostra os seguintes dados:

Temperatura: 19c

Umidade: 54%

Devo assumir que a temperatura da folha é 1grau abaixo da temperatura do ambiente e procurar pela linha correspondente a 18 graus e sua intersecção na coluna correspondente a umidade de 54%. Encontrarei, portanto o valor de 0,8... ou seja, 0,8Kpa.

Quer baixar a tabela anexa? CLIQUE AQUI!

 

E qual é o VPD Deficit de Pressão de Vapor certo para a minha planta?

Existem três referências para a sua planta:

  • Germinação ou clonagem: 0,6 - 1,0 KPa (Marcados em verde-escuro no gráfico)
  • Estágio Vegetativo: 0,8 - 1,2 KPa (Marcados em verde-claro no gráfico)
  • Estágio de Floração: 1,2 - 1,5 KPa (Marcado em amarelo no gráfico)

Na prática, você deve procurar manter a sua planta em ambientes mais úmidos e quentes nos primeiros meses da sua planta e ir gradualmente tratando de ter um ambiente mais seco a medida em que ela se aproxima da Flora - até para evitar o aparecimento de pragas.
Durante o período noturno também é um momento onde você pode abusar de ventiladores e exaustores para baixar a umidade do seu ambiente, uma vez que a transpiração ocorre majoritariamente durante a fotossíntese no período diurno.

Curtiu estas dicas? Quer mais?

Dá uma olhada no nosso canal do youtube assim como em nossas mídias sociais que tem muito mais dicas para você também começar a cultivar!